O seu bebê está com os olhinhos vermelho, coçando, lacrimejando e as pálpebras estão coladas logo pela manhã? Pois bem, esses são os sintomas de uma possível conjuntivite.

Como o seu filho já possui mais mobilidade e destreza (já deu seus primeiros passos e toca em muitos locais) é muito provavel que ele irá tocar com as mãos sujas nos olhos.

Em muitos casos não irá acontecer nada, mas em muitos outros, a falta de higiene irá fazer com que ocorra uma irritação na conjutiva (área branca ao redor da íris), provocando a conjuntivite.

O que fazer ao surgimento dos sintomas?

Leve o seu filho ao médico o quanto antes, para que ele possa examiná-lo e prescrever os medicamentos adequados para o tratamento. Já que a conjuntivite não ocorre de forma igual em todos os casos:

Por exemplo: Se por acasos o seu filho estiver resfriado e estiver com o nariz escorrendo, os olhinhos lacrimejando e vermelhos, será muito provável uma conjuntivite viral. E neste caso o pediatra irá prescrever anti-inflamatórios, e caso seja necessário, algum antibiótico para prevenir uma possível infecção bacteriana secundária.

Agora, caso seja desenvolvido uma secreção amarela espessa e as pálpebras estiverem coladas ao acordar, provavelmente a criança possui conjuntivite bacteriana e o médico irá prescrever um colírio antibiótico ou pomada.

Outro caso que também pode ocorrer é o nariz e os olhos irritados, mas apresentando pálpebras inchadas, além de muitos espirros, levando a uma conjuntivite alérgica, onde será prescrito pelo médico o uso de um anti-histamínico ou corticosteróides.

Na maioria dos casos o problema resolvido em um curto período de tempo, já em outras situações ele estará com os olhos saudáveis em menos de uma semana.

Algumas dicas que  podem ajudar:

  • Lave os olhos com soro fisiológico. Faça isso de duas a três vezes ao dia e utilize uma gaze estéril durante o procedimento (evite o uso de algodão solto);
  • Aplicar uma compressa de água quente ou fria nos olhos, no caso de uma conjuntivite infecciosa, alérgica ou devido a um trauma;
  • Como a conjuntivite causa fotossensibilidade, ao sair de casa faça uso de óculos de sol ao sair, tonará mais confortável;
  • Para evitar contaminação com outros moradores da casa, não permita o compartilhamento de toalhas e lave as mãos com maior frequência.