Boa parte das gestantes sofre com distúrbios do sono durante o terceiro trimestre. A insônia ocorre devido à dificuldade de encontrar uma boa posição para dormir.

Devido aos constates movimentos do feto e o aumento do volume abdominal, que acaba limitando as posições para uma noite tranquila. Como algumas posições são mais problemáticas para mãe e o bebê, resolvemos dar algumas dicas de posições para que a gestante possa ter uma noite mais tranquila.

Antes de ir dormir
Antes de ir dormir lembre-se de urinar. Baba pouco líquido durante o jantar. Jante mais cedo, não tome café e antes de se deixar aproveite para tomar um banho relaxante.

Posição
Uma das posições mais indicada para a gestante descansar é sobre o seu lado esquerdo. Já que o fígado está do lado direito do abdômen, por isso, caso você durma no seu lado esquerdo, irá impedir que o seu útero repouse sobre esse órgão. Além disso, como os grandes vasos ficam do lado direito, você estará evitando que eles fiquem comprimidos e seu corpo com menos edema.

Vale lembrar que essa posição favorece o fornecimento de sangue para placenta e maior quantidade de oxigênio e nutrientes para o bebê. Para que você se sinta ainda mais confortável, você pode colocar um travesseiro entre as pernas.

Acessórios para uma noite tranquila
Fazer uso de almofadas de forma triangular são ideias para apoiar o estômago enquanto você dorme. No final da gravidez, quando a cabeça do bebê está localizado entre os ossos da pelve, é bastante indicado colocar um travesseiro entre as coxas para maior conforto.

Caso a gestante sofra com azia, pode colocar um travesseiro para elevar a parte de trás do seu corpo. O seu colchão deve ser firme e reto. Lembrando que o uso de um colchão muito duro é tão prejudicial quando um colchão mais mole. Para que você tenha uma noite confortável o seu colchão deve dar suporte para a coluna inteira.