Durante a gravidez a garganta inflamada será tratada de forma simples e prática, basta fazer alguns gargarejos com água morna com sal, consumindo alimentos ricos em vitamina C como o limão, a laranja e a tangerina ou fazendo o chá de romã da vovó.

Como existem diversas alternativas para tratar a garganta inflamada na gravidez, fazer o uso de remédios anti-inflamatórios ou antibióticos durante a gestação só deve ser utilizado com a prescrição do seu obstetra, pois em alguns casos pode prejudicar o desenvolvimento do bebê ou causar malformação. Por isso, antes de tomar qualquer remédio que você encontra com facilidade nas farmácias como é o caso do paracetamol, ou qualquer outro antibiótico, consulte o seu médico.

Como tratar da garganta inflamada na gravidez em casa:

Você pode fazer uso de alguns remédios caseiros para aliviar a inflamação e a dor de garganta. Confira a seguir, algumas medidas simples que você pode fazer:

  • Vitamina C: É fundamenta durante esse período aumentar o consumo de vitamina C, fazer o consumo de laranja, limão, brócolis e morango. Irá ajudar a combater a inflamação da garganta de forma mais rápida, devido a melhorar as defesas do organismo.
    Chá de romã: O chá de romã irá ajudar a diminuir a inflamação da garganta mais rapidamente. Para fazer o chá de romã você irá precisar de 20g da casca ou das flores e folhas da romã e uma xícara de água fervente. O chá de romã pode ser tomado até três vezes ao dia.
  • Mel com extrato de própolis: Para diminuir a inflamação e aliviar a dor da garganta, basta tomar duas colheres de mel com 10 gotas de própolis por dia.  Além de melhorar a garganta inflamada a combinação do mel com extrato de própolis irá revigorar o sistema imune do organismo.
  • Spray de própolis com mel ou o spray de própolis: O spray de própolis com mel ou o spray de própolis ajuda bastante aliviar a dor e a inflamação da garganta. Por isso, caso sua garganta esteja bastante irritada o spray irá ajudar bastante. Você pode aplicar o Spray com própolis de 3 a 4 vezes ao dia.
  • Chá de gengibre com limão: O chá de gengibre é um é uma ótima alternativa para diminuir a dor e a inflamação da garganta, além disso, ele ajuda em aumentar a defesa do organismo de forma natural. Para fazer o chá de gengibre com limão você irá precisar de uma rodela do gengibre, com 1 cm de espessura, um pedaço da casca do limão verde ou o galego, que seja o equivalente a 4 cm da casca do limão, 1 xícara de água fervente. Coloque os ingredientes na xícara com água fervente e quanto estiver morna você já pode tomar o chá. Você pode tomar o chá de gengibre com limão três vezes ao dia.
  • Suco de romã com mel: A romã é um ótimo anti-inflamatório e anti séptico, que ajuda a diminuir a inflamação da garganta. Já o mel, alivia a dor da garganta, pois tem função de lubrificar a garganta dolorida.  Por isso, para fazer o suco de romã com mel, basta colocar no liquidificador 1 copo de água,  colocar uma romã e acrescentar 1 colher de chá de mel. Deixe bater até a mistura ficar homogênea e beba o suco. A receita pode ser tomada duas vezes ao dia.

Através dessas medidas caseias a infamação e irritação da garganta irá melhorar em três dias. Caso os sintomas continuem persistindo, consulte o seu obstetra para um tratamento mais eficaz.