Para que você possa calcular a idade gestacional e descobrir em que semana ou mês da gestação você está, será necessário saber a data da sua ultima menstruação e pegar um calendário e contar quantas semanas se passaram até a data atual. Além disso, existem também três formas de descobrir o tempo gestacional:

  • Pela quantidade de Beta HCG no sangue materno;
  • Através da autora do útero, após a 12º semana de gestação
  • Pela ultrassonografia solicitada pelo ginecologista.

Para saber com exatidão a idade gestacional o médico irá sugerir a data corrigida através da ultrassonografia realiza no início da gravidez e informará quantas semanas a mulher está grávida e qual será a data provável do parto.

Como calcular a idade gestacional em semanas em casa:

Como calcular a idade gestacional em semanas:
Para que você possa calcular a idade gestacional em semanas, será necessário saber a data da última menstruação em um calendário. E a cada 7 dias,  a partir desta data, o bebê em desenvolvimento em seu útero terá mais uma semana de vida.

Confira o Exemplo:
Caso o seu primeiro dia da última menstruação foi 12 de junho, e o resultado do teste de gravidez foi positivo, para saber a idade gestacional, você deverá começara contar a sua gravidez a partir do 1º dia da última menstruação e não no dia em que ocorreu a relação sexual.

Assim, se no dia 12 de junho foi o dia da última menstruação, um domingo, no sábado seguinte se completa os primeiros 7 dias (primeira semana), daí você deverá continuar somando de 7 em 7. Se por acaso hoje seja 18 de agosto, quinta feira, o bebê está com 8 semanas e 5 dias de gravidez.

O cálculo é feita dessa maneira pois mesmo a mulher ainda não estando grávida, será muito difícil definir com exatidão quando ocorreu a fecundação, já que o espermatozoides podem sobreviver por até 7 dias no corpo da mulher e antes de fecundar o óvulo e dar início de fato com a gravidez.

Não sei a data da última menstruação, como vou  saber a idade gestacional?
As mulheres que não sabem ou não tem certeza do dia da sua última menstruação, a forma mais simples de descobrir com quantas semanas de gestação esta está e  a data provável do parto é através da altura do útero ou pela ultrassonografia.
Como saber a idade gestacional em meses?

Para saber a idade gestacional você deve converter as semanas em meses da seguinte forma:

1º Trimestre 1 mês até as 4 semanas e meia de gestação
1º Trimestre 2 meses 4 semanas e meia a 9 semanas
1º Trimestre 3 meses 10 a 13 semanas e meia de gestação
2º Trimestre 4 meses 13 semanas e meia de gestação a 18 semanas
2º Trimestre 5 meses 19 a 22 semanas e meia de gestação
2º Trimestre 6 meses 23 a 27 semanas de gestação
3º Trimestre 7 meses 28 a 31 semanas e meia de gestação
3º Trimestre 8 meses 32 a 36 semanas de gestação
3º Trimestre 9 meses 37 a 42 semanas de gestação

Geralmente a gestação dura 40 semanas, mas o bebê pode chegar a nascer entre a 39 e 41 semanas, sem nenhum problema. No entanto, caso o trabalho de parto não ocorra de forma espontânea até a 41 semana, o médico deverá induzir o parto com ocitocina na corrente sanguínea da mãe.

Como calcular a data provável do nascimento do bebê:
Por exemplo: Se a DUM foi o dia 12 de junho de 2016 ao somar 7 dias, o resultado é 19 de junho de 2016, e a seguir diminui 3 meses o que significa 19 de fevereiro de 2016 e acrescenta mais 1 ano. Por isso, neste caso a data prevista do parto é 19 de fevereiro 2017.

Este cálculo não é de total exatidão do nascimento do bebê, até porque ele pode nascer entre a 37º e a 42º semanas de gestação. Mesmo assim, a mãe já tem uma possível data do nascimento do bebê.