Para as mamães e papais ansiosos de plantão, que não ver a hora de saber o sexo do seu bebê. E não vão aguentar até o momento do parto, para saber se está chegando para família um menino ou uma menina. Veja como saber o sexo do bebê!

Para determinar o sexo do bebê durante a gravidez é bastante simples, basta fazer a Ecografia de rotina, um exame que determina o sexo fetal, o teste de urina, ou realizar um exame ginecológico invasivo.

Ecografia
O exame de ecografia não é totalmente confiável quando o teste genético que determina o sexo do bebê durante a gestação. Sendo que o exame de ecografia é o mais barato. A gestante poderá fazer o exame por volta da 20ª semana, pois os órgãos genitais do bebê já estarão formados. Lembrando que o bebê deve está em uma posição favorável para poder ser visualizado.

Exame de determinação do sexo fetal
O exame de determinação do sexo fetal pode ser realizado a partir da 8ª semana de gestação, com confiabilidade de 99.1%. Esse exame ocorre com a coleta do sangue materno com uma picada no dedo. Dessa coleta será analisado o ADN do feto e descobrir o sexo do bebê. O resultado fica pronto em cinco dias. Esse exame irá identificar a presença do cromossomo Y no sangue. Caso a gestante esteja esperando um menino, no exame identificará indícios do cromossomo Y. Já ausência do cromossomo Y indica que a gestante está esperando uma menina. O teste pode ser realizado a partir da 8ª semana de gravidez.

Teste de Urina
O teste de urina é bastante simples e prático. Você pode até adquirir pela internet. A eficácia do teste é de 80%, pode ser realizado a partir da 10ª semana da gestação. Em apenas 10 minutinhos você saberá se está esperando um menino ou uma menina. O teste é semelhante ao teste de gravidez vendido nas farmácias. Você irá recolher a primeira urina matinal, caso o resultado seja laranja será uma menina e verde um menino. É recomendado a gestante não ter tido relações sexuais nas ultimas 48h para realizar o teste. Lembrando que caso a grávida esteja tomando hormônios a base de progesterona o exame não será fidedigno.

Exame genético invasivo
Alguns exames genéticos como o caso do amniocentese, onde o seu resultado é 100% fidedigno, pois é analisado o material genético do bebê. Como esses testes são invasivos a sua realização é apenas recomendada no caso de suspeita de algum problema com o bebê. Pois existe o rico de 1% de aborto, por isso esse exame não é o mais recomendado para saber o sexo do bebê.

O desejo em saber o sexo do bebê durante a gestação pode levar a um estado de euforia aos pais, como também provocar um desligamento emocional na gravidez, pois não era o bebê do sexo idealizado. Por isso, antes de querer descobrir o sexo do seu bebê é importante está preparada para a novidade. Agora é só escolher as cores do quarto do bebê e aproveitar para pensar no nome.