É ainda durante a gravidez que o corpo da mulher começa a se preparar para a amamentação, nessa fase as glândulas e os ductos mamários se desenvolve e permite que os seios cresçam.

Por outro lado, ainda durante a gravidez a gestante pode preparar os seios para amamentar. Por isso, durante a gestação é necessário tomar alguns cuidados apara evitar possíveis problemas no momento de amamentar o seu bebê. Alguns dos problemas mais comuns são as fissuras e rachaduras nos mamilos,  para evitar esse probleminha e preparar os seios para amamentação confira a seguir algumas dicas!

Como preparar o peito para amamentar?

  • Sol nos mamilos diariamente – Ainda durante a gestação a futura mamãe deve deixar os mamilos levarem sol por 15 minutos todos os dias, o horário em que os mamilos devem ficar expostos ao sol deve ser até antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde. Fazer isso diariamente irá prevenir o surgimento de rachaduras ou fissuras nos mamilos, que acabam se tornando mais resistentes. Lembre-se de que antes de ficar exposta ao sol, a gestante deve colocar filtro solar nos seios, exceto nos mamilos e nas aréolas.
  • Lave os seios de forma correta – Ao lavar os mamilos e seios evite fazer uso de sabonetes e cremes, por isso só utilize água para lavá-los. Durante a gravidez os mamilos das gestantes produzem um hidrante natural que não deve ser removida. Por isso, não se deve utilizar outros produtos que provoque a remoção dessa hidratação natural. Caso ocorra a remoção do hidratante natural pode ser que os mamilos sofram rachaduras ou fissuras.
  • Utilize sutiã adequado – Durante a gravidez, a gestante deve fazer uso de sutiã adequado para essa ocasião. Dê preferência aos sutiãs que sejam de algodão, que possua alças largas, com boa sustentação que, que tenha fecho ajustável e que o tamanho permita os seios dentro do sutiã. Evite utilizar sutiã que possua ferro para que não machuque os seios.
    Já o sutiã de amamentação deve ser utilizado no terceiro trimestre da gestação para que a grávida posse de acostumar e saber como utilizar.
  • Estimule os mamilos invertidos – Caso a gestante possua mamilos invertidos, ela deverá estimular os seus seios, para que fiquem virados para fora e permitir que ocorra com maior facilidade a amamentação. Para fazer a estimulação dos mamilos invertidos a gestante precisará de uma seringa, remover a extremidade da seringa, onde se coloca a agulha. Remover o embolo da seringa e colocar na região cortada. Daí você irá ajustar a seringa ao mamilo e puxar de forma delicada o embolo. Para finalizar a estimulação dos mamilos invertidos a gestante deve fazer uma massagem com movimentos rotatórios nos mamilos.
  • Massagear os seios – É necessário fazer de 1 a 2 massagens ao dia nos seios, a partir do quarto mês de gestação (nessa fase os mamilos começam a ficar salientes para facilitar a pega do bebê no momento da sucção). Fazer a massagem é bem simples, basta segurar os seios com as duas mãos (uma em cada lado), fazer uma pressão até os mamilos, realizar por cinco vezes. Em seguida massagem os seios novamente sendo que dessa vez com uma mão em cima e outra embaixo.

Outros cuidados que gestante dever com os seios:
Não esfregar os mamilos com toalhas ou esponjas
Não fazer duchas nos mamilos
Não utilizar pomadas ou cremes hidratantes diretamente nos mamilos ou aréolas.
Não fazer a extração do leite materno com o uso da bomba ou as mãos, antes do parto.