O parto normal não irá mudar o tamanho da sua vagina, pois a musculatura volta ao normal após o parto. Caso o seu períneo seja rompido durante o parto, o médico irá refazer a estrutura e tudo voltará à normalidade.

Sendo que em alguns casos a musculatura e nervos que ficam na região acabam sendo danificados pelo parto, o que pode fazer com que o canal vaginal fique um pouco mais largo e possa causar dor ou desconforto durante a relação sexual. Neste caso, será necessário fazer exercícios para o fortalecimento da musculatura o assoalho pélvico ou fazer um cirurgia de perineoplastia, que corrige qualquer alteração na vagina.

O que deixa a vagina mais larga?
A medida que a idade avança é normal a musculatura perder a firmeza, como também é natural ocorrer alterações na estrutura e tamanho da vagina após ter filhos.

Afinal de contas, a própria gestação libera hormônios de deixam a musculatura de modo geral mais afrouxada e consequentemente afeta também o canal do parto. Por isso, não haverá diferenças entre o parto normal ou cesariana.

Além disso, a própria gestação causa um afrouxamento da musculatura do abdômen e do útero, o que pode afetar o orgasmo após o parto, não havendo diferenças entre parto normal e cesariana.

O que posso fazer para evitar o afrouxamento da vagina:
Fazer fisioterapia uroginecológica é a melhor opção, pois ela terá como objetivo fortalecer a musculatura da região do períneo, deixando o canal vaginal menor e prevenir problemas como a incontinência urinária.

Alguns exercícios podem ser realizados em casa, como diariamente contrair o períneo, fazendo o mesmo movimento para segurar o xixi. Esse exercício deve ser feito por toda vida, mas durante a gravidez deve ser intensificada para evitar o alargamento da musculatura presente na vagina. ­

Essa fisioterapia consiste em diariamente contrair o períneo, fazendo o mesmo movimento de contrair usado para segurar o xixi. Esse exercício deve ser feito durante toda a vida, mas principalmente durante a gravidez, para ajudar a evitar o alargamento da musculatura.

Cirurgia vaginal resolve o problema da frouxidão?
A perineoplastia, realizada na região vaginal após o parto irá remodelar a musculatura e corrigir a sensação de frouxidão ou desconforto durante o ato sexual.

A cirurgia deve ser realizada de 6 meses a 1 anos após o parto, período em que o seu corpo leva para voltar ao normal. Outro detalhe importante é que antes da cirurgia será necessário perder peso, praticar exercícios de fortalecimento na região vaginal para surtir efeito desejado.