A pele do bebê é muito delicada, por isso, você deve lavar as roupinhas do bebê separadamente durante os primeiros meses. Após a gestante ter chegado a 34ª semana de sua gestação, já pode lavar todas as roupinhas que fazem parte do enxoval do bebê. Confira a seguir, algumas dicas de como lavar as primeiras roupinhas do bebê:

Quando lavar as roupinhas do bebê:
A roupinha do bebê deve ser lavada sempre antes da primeira utilização, a lavagem é necessária porque durante o processo de fabricação, transporte e venda, a roupa poderia ter micróbios ou ter sido manchada.

Tipo de sabão:
Escolha o sabão de côco ou o sabão neutro para as roupinhas do bebê. Quanto menos produtos químicos você coloque em contato com a pele do bebê, melhor. A partir dos seis meses, já pode introduzir outros tipos de sabão.

Lavar a mão ou na máquina?
As duas opções podem ser realizadas. Caso você lave as roupinhas do bebê à mão, você deve dar uma atenção especial no momento do enxágue. É importante verificar se foi removido todos os vestígios do sabão. Agora, se sua escolha seja a máquina de lavar, você deve programar a sua máquina para o duplo enxágue. Desta forma podemos garantir que não ficou nenhum resíduo de sabão.

Roupas delicadas
As roupinhas do bebê que são mais delicadas com bordados, de lã, de renda ou que são feitas com tecidos finos, deverão ser lavados à mão para evitar a deterioração.

E o amaciante?
Sempre que possível, é bom evitar o amaciante, pois ele pode causar irritação ou alergia na pele do recém nascido. Também é recomendado não utilizar a água sanitária e outros produtos químicos que possa danificar a pele do bebê.