Ao chegar na 28ª semana você acaba de entrar oficialmente na fase final da sua gravidez. Esse momento é regado de emoção e muitos desafios para o seu corpo, afinal de contas o seu bebê está cada vez maior e algumas atividades do seu cotidiano irão requer mais esforços.

Um dos momentos mais complicados para a gestante é o momento do descanso, durante a noite. Por isso, fazer algumas mudanças em seu dia-dia irá permitir noites mais bem dormidas e sem a temida insônia. Veja a seguir alguns fatores que prejudicam o seu sono e o que fazer para solucionar!

Como dormir bem durante o terceiro trimestre:

Ida frequente ao banheiro para fazer xixi durante a noite: Como o útero está cada vez maior ele acaba colocando pressionando a bexiga e os rins que trabalham bastante para filtrar de 30 a 50% a mais de sangue do que antes da gestação. Para que você não sofra com a vontade constante em fazer xixi durante a noite, tente tomar o seu último copo de água de 1 a 2 horas apos a refeição.

Azia: Como o alimento pode permanecer por horas no estômago, fazendo com que aumente a probabilidade de que volte para o esôfago e permita que ocorra a queimação (azia). Por isso, para evitar esse problema antes de ir dormir você não deve jantar alimentos picantes ou que sejam muito pesadas (gorduroso).

Falta de ar: À medida que o bebê cresce no útero da mãe, ele acaba empurrando o diafragma e reduz o espaço em que os pulmões têm para se expandir. Uma ótima dica para diminuir esse problema é com a prática de yoga na gestação. Afinal de contas, não tem nada melhor que aprender a respirar e relaxar durante a gravidez.

Ansiedade e pesadelos: Com a proximidade com o dia do parto muitas gestantes acabam tendo pesadelos relacionados aos medos e dúvidas quando a proximidade do nascimento do bebê. Por isso converse com seu parceiro e médico sobre os seus receios e dúvidas para que você fique mais tranquila e tenha um sono melhor.

Aumento da frequência cardíaca: Como o coração trabalha bastante para enviar sangue suficiente para o corpo. Durante ao início da manhã ou no finalzinho da tarde fazer uma caminhada leve durante 30 minutes pode fazer o seu coração trabalhar em ritmo constate e fazer com que você tenha uma boa noite de sono.