Os enjoos que ocorrem durante a gravidez causam bastante desconforto a gestantes. Os especialistas ainda não sabem muito bem o motivo, mas suspeitam dos níveis hormonais que se encontra elevados por conta da gravidez.

O período em que ocorrem os enjoos com maior frequência é entre a 6ª e a 12º semana de gestação. Depois dessa fase, os enjoos tende a diminuir com a intensidade e a quantidade. Lembrando que cada gestação tem suas particularidades, por isso, em uma gestação você pode sofrer com muitos enjoos e em outra não sentir nada. Outro motivo para que ocorra esse mal estar pode ser devido a causas emocionais, mas com uso de medicamentos específico esse problema pode ser resolvido.

Os enjoos têm tendência a ocorrer logo ao acordar e durante as refeições. Como as gestantes sofrem com a salivação excessiva, papilas gustativas inchadas e sensíveis ao paladar e ao cheiro, permite que a gestante tenha aversão aos alimentos, seguida pela azia de vômito.

Veja o que fazer para diminuir os enjoos na gravidez:

  • Como o período da manhã tende ser o momento mais crítico para a ocorrência dos enjoos, a gestante deve fracionar o seu café da manhã. Dê preferência aos alimentos sólidos como as torradas e biscoitos salgados. Faça uma pausa de 30 a 60 minutos para finalizar a sua refeição com leite, iogurte, frutas, entre outros alimentos;
  • Durante os intervalos das principais refeições, consuma frutas ácidas, como abacaxi, laranja, limão, kiwi e maça verde;
  • Nas refeições principais evite alimentos gordurosos, prefira as carnes magras, como frango e peixes. O cozinhamento deve ser assado, cozida ou grelhada;
  • Como o seu paladar está modificado durante a gestação, evite os alimentos que você sinta aversão, não se sinta obrigada a comer algo apenas pelo fato de ser saudável. Pois, todo alimento pode ser substituído por outra fonte sem prejudicar a sua saúde ou o desenvolvimento do bebê;
  • Evite consumir alimentos quentes ou que possuam um cheiro ou sabor forte. Fazer o consumo de alimentos frios ou até mesmo gelados pode diminuir as contrações musculares do estômago.
  • Evite ficar com fome, esteja sempre comendo e se hidratando frequentemente em pequenas quantidades, evite o estômago cheio ou vazio;
  • Evite perfumes e produtos de limpeza com cheiros fortes;
  • Com a permissão do médico que acompanha a sua gravidez, consuma antiácido mastigável
  • Tente tratamentos alternativos como acupuntura para aliviar os enjoos;
  • Quando estiver andando de carro opte por conduzir, isso fará com que os enjoos diminuam rapidamente.

Apesar de ser bastante desagradável, é importante lembrar que os enjoos são passageiros e não é um risco a sua saúde e nem a do bebê. No caso das mulheres que tem fortes enjoos e vomita de forma excessiva, podem está sofrendo com a hiperêmese gravídica. A hiperêmese pode causar a gestante desnutrição, desidratação e o desequilíbrio dos sais minerais em seu corpo. Algumas gestantes que machucam o esôfago, que é o canal que conduz o alimento até o estômago, podem até cuspir sangue.