Boa parte das mães de primeira viagem tem dúvidas quanto aos cuidados do umbigo do recém nascido. Pensando nisso resolvemos fazer uma matéria com dicas de como cuidar do umbigo do recém nascido, como ocorre o processo de cicatrização e o que fazer caso o umbigo inflame, fique estufado ou sangrando.

Como limpar o umbigo do recém nascido:
Durante a limpeza no coto umbilical será necessário utilizar hastes flexíveis e o álcool 70% sempre que aparecer secreção. Como também pode ser feita a limpeza três vezes ao dia, sempre com bastante delicadeza para não causar dano a região. Não se assuste caso veja um pequeno sangramento antes da queda do coto. É muito importante sempre remover a secreção que surgir com o álcool 70%. A limpeza do umbigo não machuca o bebê, pois o coto umbilical não possui terminações nervosas, com isso o bebê não sentirá dor nem o frio do álcool.

Como proceder após a queda do coto umbilical
Após a queda do coto umbilical limpeza deve ocorrer da mesma forma. A cicatrização ocorre após sete dias, mas caso ocorra um granuloma umbilical, que incomoda bastante o bebê, pode ser que leve até 28 dias para cicatrizar. Caso a cicatrização não ocorra de modo natural, pode ser feito um tratamento com aplicações de nitrato de prata para solucionar essa questão.

O que fazer caso umbigo fique inflamado:
Se o bebê está com secreção esbranquiçada, apresenta vermelhidão ou inchaço , esses são um alerta de uma possível infecção na região. Neste caso os pais devem levar o seu bebê ao pediatra para um tratamento adequado.

Umbigo estufado é uma Hérnia umbilical?
Em boa parte das vezes, o estufamento do umbigo é um sinal de uma hérnia umbilical. Geralmente isso ocorre devido a pressão intra abdominal que o bebê faz ou devido a mumificação umbilical. Como o local é bastante frágil pode ser que ocorra uma hérnia umbilical.

A hérnia umbilical geralmente desaparece após os seis meses de vida do bebê. Mas caso não suma de forma espontânea é possível fazer uma cirurgia de correção.