A gravidez tem duração de 9 meses, mas muitas gestantes ficam confusas pois ao iniciar o pré-natal, elas acabam descobrindo que o obstetra conta a gestação por semanas, e não por meses. Se por acaso você não estiver acostumada com a idéia pode se complicar com a contagem.

A contagem pelas semanas não é por acaso, existe uma lógica por trás. Como a mulher passar por diversas mudanças em seu corpo e a o feto ainda mais, principalmente na primeira metade da gravidez. A melhor forma para acompanhar o desenvolvimento da gestação será com a contagem por semana, pois irá definir de forma precisa as mudanças que ocorre com o bebê e a gestante.

Outra coisa que confunde bastante a cabeça da gestante é com relação ao calendário gregoriano que utilizamos, que não define todos os meses com o mesmo número de dias. Afinal o mês de fevereiro, por exemplo, pode terminar o mês com 28 ou 29 dias, já os outros meses terminam com 30 ou 31 dias. Por isso, para que não exista nenhuma dúvida quando a contagem, é adotado o mês lunar para acompanhar a gravidez, que tem duração de 28 dias ou 4 semanas. Dessa forma você poderá acompanhar a sua gestação em semanas, meses e trimestres. Confira a seguir, como contar as semanas de gravidez:

Primeiro trimestre:
1 a 4 semanas de gestação: 1 mês
5 a 8 semanas de gestação: 2 meses
9 a 12 semanas de gestação: 3 meses

Segundo trimestre:
13 a 16 semanas de gestação: 4 meses
17 a 21 semanas de gestação: 5 meses
22 a 26 semanas de gestação: 6 meses

Terceiro trimestre:
27 a 30 semanas de gestação: 7 meses
31 a 35 semanas de gestação: 8 meses
36 a 40 semanas de gestação: 9 meses