A gravidez mexe com o organismo feminino de uma maneira muito radical e quando o assunto é a boca e os dentes, a gengiva passa a ficar mais sensível que o habitual e não é raro os episódios de desconforto e dores de dentes durante a gravidez, no entanto é recomendado evitar os remédios tradicionais, principalmente os analgésicos que acaba deixando as gestantes um pouco apavoradas. Neste artigo vamos dar algumas dicas de como aliviar a dor de dente na gravidez com remédios naturais e caseiros.

Gelo para aliviar a dor de dente na gravidez
Chupar cubinhos de gelo é uma ótima maneira de aliviar a dor de dente na gravidez, o gelo ajuda a diminuir a inflamação e o inchaço que podem esta ocasionando a dor. O gelo também pode ser colocado por meio de compressas utilizando uma bolsa térmica. O gelo não tem contra indicações e o processo pode ser repetido varias vezes ao dia.

Óleo de cravo da índia para aliviar a dor de dente na gravidez
Com uma boa ação anticéptica, inflamatória e analgésica o óleo de cravo da índia é muito recomendado em casos de dores nos dentes e ajudam a aliviar a dor e a inflamação. Para utilizar o óleo de cravo da índia você deve pingar algumas gotas diretamente no dente que esta inflamado. O cravo da índia também pode ser utilizado em sua versão sólida, neste caso o ideal é mascar o cravo como se masca um chiclete.

Chá de Jambú para aliviar a dor de dente na gravidez
O Chá de Jambú é bastante utilizado e tem uma ótima ação anticéptica e analgésica, ajudando a diminuir o edema e consequentemente a dor de dente. Para utilizar o Chá de Jambú, você deve adicionar algumas folhas de Jambú em água fervente e esperar alguns minutinhos para ela esfriar, após isso, remova as folhas e faça o bochecho de 3 a 4 vezes ao dia.

Fio dental para aliviar a dor de dente na gravidez
Utilize o fio dental, em muitos casos restos de comida ficam presos entre os dentes causando incomodo e até inflamação da gengiva.

Enxaguante bucal para aliviar a dor de dente na gravidez
O enxaguante bucal contem ingredientes que irão ajudar na limpeza e assepsia da boca e dos dentes, prevenindo assim casos inflamatórios que possam levar a uma dor de dente mais séria, então utilize sempre o enxaguante até como medida de prevenção, mais lembre, o seu enxaguante bucal não pode conter álcool.  Leia mais nossa matéria sobre álcool na gravidez.

Água quente e sal para aliviar a dor de dente na gravidez
Uma excelente dica para aliviar a dor de dentes é o bochecho de água quente (morna) e sal, essa combinação é utilizada há bastante tempo e tem um ótimo efeito de cicatrização, sendo também muito utilizadas no combate as afitas.

Água oxigenada para aliviar a dor de dente na gravidez
A água oxigenada é um excelente remédio caseiro para a dor de dente na gravidez. Para fazer uso dessa técnica você deve apenas molhar a pontinha de um Cotonete e passar com muito cuidado sob a área dolorida.

Própolis para aliviar a dor de dente na gravidez
O Própolis tem uma ótima ação bactericida e muito usado na medicina natural, o própolis pode ser misturado com a água e após isso ser feito o bochecho.

Alho para aliviar a dor de dente na gravidez
O Alho é bastante conhecido como sendo um dos principais remédios caseiros para o combate a infecções, passar ou esfregar o dente de alho sob a gengiva ajuda bastante no tratamento da infecção.

As dicas aqui citadas geralmente costumam surtir um grande efeito, aliviando principalmente a causa da dor, que geralmente é devido a uma inflamação nos dentes e gengivas, mais é muito importante que a gestante fique atenta a gravidade do problema e se necessário não deixe de procurar o seu médico ou dentista para relatar o caso.