Boa parte dos bebês adora o momento e curtem bastante o banho. É nessa hora que o contato físico entre mãe e bebê ajuda ele relaxar e se divertir na água. Em alguns casos a hora do banho pode se tornar um terror para algumas mamães e bebês, pois alguns recém nascidos acabam tendo dificuldade e se acostumar com os hábitos de higiene,  por isso, o choro. Pensando em ajudar as mães e pais que estão sentindo dificuldade na hora do banho com o bebê selecionamos algumas dicas para que esse momento se torne prazeroso e tranquilo.

Dicas para o bebê relaxar durante o banho: 
O banho é um momento importante e faz parte da higiene diária do bebê. O banho ajuda a remover o suor e as células mortas da pele. Além disso, ele também permite que o bebê relaxe e seu sono seja mais tranquilo. Por isso, boa parte das mães prefere dar banho nos filhos à noite antes de colocá-lo para dormir.

Como acalmar o bebê e parar com choro durante o banho 01

O banho também estimula a segurança da mãe ou do pai com o seu bebê, como também tranquiliza e permite esse contato corporal. Esse é um ótimo momento para cantar, falar e logo após o banho fazer uma ligeira massagem em seu bebê.

Cuidados na hora do banho:
A banheira não deve ser preenchida com no máximo 15 cm de altura e sua temperatura deve está próxima a temperatura do corpo ( de 35 a 37 °C) Caso você não possua termômetro de banho, pode verificar introduzindo o cotovelo na água. Encha primeiro a banheira com água fria e em seguida complete com a água quente. Isso evitará que o bebê se queimar.

Como acalmar o bebê e parar com choro durante o banho 02Durante o banho não abuse do sabonete. Não existe a necessidade diária do sabão durante o banho dos bebês, pois sua pele acaba ficando excessivamente seca. Por isso, passe o sabão apenas na área em que a fralda fica em contato com a pele.

Durante o banho o bebê não deve ser deixado sozinho em hipótese alguma. Por isso, antes de iniciar o banho certifique-se que tudo que você precisa está próximo a você.

O que você deve ter por perto durante o banho do seu bebê?
– Fraldas limpas;
– Sabonete líquido neutro para bebês;
– Esponjinha ou bucha para esfregar e não machucar a pele do bebê;
– Toalha seca para enxugar o bebê após o banho;
– Creme anti-assadura para as partes intimas do bebê;
– Gaze esterilizada e álcool 70 para fazer a limpeza do cordão umbilical;
– Roupas com as quais o bebê irá usar após o banho;
– Óleo ou creme hidratante para bebês.
– Escova de cerdas macias para o cabelo o bebê;
– Colônia para o bebê (que devem ser aplicados na roupa com moderação)

Por que alguns bebês choram durante o banho?
Alguns bebês possuem dificuldade em relaxar na banheira, em alguns casos ainda vestidos ele chora e durante o contato com a água também. Provavelmente isso ocorre devido ao seu temperamento que o torna mais irritado e por sentir dificuldade em tolerar mudanças (como posturas, atividades e vestuário).

Na maioria dos casos o bebê irá se acostumar com o banho ao longo do tempo e provavelmente irá desfrutar desse momento com mais alegria.

Agora se por acaso os pais ficam muito estressados com esse momento do banho, você pode fazer em dias alternados o banho do bebê, já que eles são se sujam muito.

Uma dica interessante para acalmar o bebê é tomar banho junto com ele, segurando-o contra o seu corpo e dá total segurança para que o banho seja agradável e sem choro.