As cãibras são espasmos bastante dolorosos e muito comuns durante a gravidez (que ocorrem especialmente nos músculos da panturrilha), geralmente surgem durante o segundo trimestre e permanecem até o terceiro. Boa parte das cãimbras que ocorrem durante a gravidez são sentidas com maior intensidade durante a noite, já que seu corpo passou por um longo dia de estresse e retenção de líquidos.

Por que ocorrem as cãibras nas pernas durante a gravidez?
Apesar de não existir nenhuma causa específica que possa explicar o surgimento das cãibras nas pernas durante a gravidez, que se apresenta mais como um desconforto relacionado com a gravidez, o que pode também pode está associado as cãibas nas pernas durante a gravidez são as alterações hormonais.

Outras teorias acreditam que as cãibras nas pernas durante a gravidez estão ligadas ao ganho de peso sobre os músculos da perna e a compressão dos vasos sanguíneos na região inferior do corpo. Caso a gestante tenha uma dieta rica em fosfato e pobre em cálcio ou magnésio pode também relatar ao surgimento de cãibras no corpo.

O que fazer quando uma cãibra aparece?
Coloque os pés sobre uma superfície fria para diminuir o espasmo muscular;
Você deve fazer de forma delicada esticar a perna e flexionar o tornozelo e os dedos dos pés para trás várias vezes;
Coloque uma almofada aquecida ou faça uma massagem suave sobre a região aferida.

Como evitar as cãibras nas pernas?
Beba bastante água;
Tenha uma dieta bem equilibrada, incluindo cálcio e magnésio;
Faça uso de meias de compressão durante o dia;
Antes de ir para a cama faça alguns exercícios de alongamento;
Alterne os períodos de atividade com períodos de descanso, e coloque os pés para cima o mais rápido possível quando você estiver sentada.