A barriga dura na gravidez é bastante normal e ocorre devido às contrações do útero durante a gestação. Quando a barriga dura ocorre no início da gestação ela não provoca dor.

O que é barriga dura na gravidez?
A barriga dura na gravidez são contrações que ocorre no corpo da gestante para iniciar o preparo para o parto, que ocorre a partir da 25 semana, porém pode ocorrer um pouco antes. Essas contrações também são chamadas de contrações de treinamento.

As contrações que provocam a barriga dura na gravidez não causam dor. Quando a gestante identifica a ocorrência da contração deverá se posicionar de forma confortável e fazer uma respiração lenta e rítmica, para que assim o corpo possa relaxar. Caso as contrações ocorram em um espaço de tempo muito pequeno, e seja acompanha com dor, a gestante deverá ir ao médico.

Algumas das características da barrida dura na gravidez são:
– Ausência de dor;
– Desaparece após a gestante descansar;
– A barriga dura ocorre mais de uma vez ao dia, podendo ocorrer duas vezes a cada hora;
– A barriga dura tem duração media de 1 minuto.

Quando a barriga dura ocorre no final da gravidez, já por volta da 37 semana, é sinal que o parto já está próximo e pode alertar que a gestante possa entrar em trabalho de parto, é importante está acompanhada durante esse momento e caso sinta dor durante intervalos regulares.

Agora caso a gestante esteja no início da gravidez e esteja sentindo dor, no momento em que a barriga esteja dura, é aconselhável ir ao ginecologista, pois provavelmente será necessário fazer uso do suplemento de magnésio, para evitar contrações mais fortes e para que não ocorra um parto prematuro.