Anemia na gravidez é bastante comum, mas a gestante deve ficar em alerta para não permanecer com ela. A anemia ocorre devida a falta de células vermelhas do sangue, que leva a gestante sentir tonturas, fraquezas e mal estar.

As células vermelhas do sangue são produzidas pela medula óssea e que percorre por nosso corpo durante quatro meses. Para que o corpo produza as células vermelhas do sangue, ele irá precisar do ácido fólico, ferro e vitamina B12. Caso a gestante esteja com os níveis baixos dessas substâncias em seu organismo irá acabar sofrendo com anemia na gravidez.

Caudas da anemia na gravidez:
Muitas mulheres apenas desenvolvem anemia durante a gravidez, isso ocorre devido a demanda de ferro e outras vitaminas que está aumentando vorazmente.

A gestante acaba tendo que aumentar a produção de glóbulos vermelhos, pois o feto e a placenta necessitam de fonte de ferro, que é obtida a partir da matriz. Por isso, para ter células sanguíneas suficiente para o feto e seu corpo, será necessário o aumento da produção de glóbulos vermelhos e plasma sanguíneo.

Como durante a gravidez o volume sanguíneo aumenta cerca de 50%, embora a quantidade de plasma cresça de forma desproporcional. Isso faz com que ocorra uma hemodiluição, onde a concentração de hemoglobina diminui. Por isso, as gestantes necessitam de suplementos alimentares durante a gravidez para evitar anemia.

Outras causas da anemia na gravidez:
– Mulheres com gravidez múltiplas;
– Falta de ácido fólico na dieta ou vitamina B12;
– Perda de sangue devido algum sangramento;
– Dieta pobre em ferro. Os vegetarianos devem ficar atentos em sua dieta e verificar se estão abastecendo de forma correta o organismo.

Como saber se estou com anemia:
Durante o exame de sangue de rotina que você realiza durante o pré-natal será verificado os níveis de hemoglobina. É bastante comum que esses níveis caiam durante a gravidez, pois existe bastante líquido no sangue. Caso os níveis estejam muito baixos, o médico que acompanha a sua gravidez irá prescrever algum suplemento de ferro.

Sintomas da anemia na gravidez:
– Cansaço e palidez;
– Falta de ar ou tonturas;
– Se anemia estiver grave, pode provocar dor no peito (angina) ou dores de cabeça.

As gestantes devem observar os sinais do seu corpo e buscar ajuda médica caso tenha alguns desses sintomas acima.

Quanto de ferro é necessário para não sofrer com anemia na gravidez:
Se você está planejando em engravidar, você irá precisar de 15 mg de ferro por dia. Durante a gravidez você irá necessitar de mais ferro ainda para manter você e o bebê. Caso o seu organismo não tenha ferro suficiente para a produção de hemoglobina, vocês poderão sofrer com anemia.

Por está anêmica irá comprometer o desenvolvimento do bebê?
Neste caso, você não precisa se preocupar. O seu organismo irá providenciar a quantidade certa de ferro que ele precisa, sendo que você poderá ficar sem a quantidade necessária. Como o aumento da demanda de ferro na gravidez ocorre durante o segundo trimestre, você deve dar mais atenção a essa fase.

Agora, caso a anemia ocorra de foram severa em sua gestação ou você faça uso indiscriminado dos suplementos, poderá ocasionar dificuldade de crescimento do feto, partos prematuros, baixo peso fetal ao nascimento e até mesmo abortos.