O leite materno é o melhor alimento para o bebê durante os seus seis primeiros meses de vida.

Mesmo após esse período a mãe pode continuar amamentando a criança a adicionando alimentos adequados para sua idade até os seus 2 anos de idade.

Benefícios do Leite materno para o bebê e a mãe:

  • O leite materno possui todos os nutrientes que um bebê precisa para ter um bom desenvolvimento, mas uma das grandes vantagens da amamentação é que ela protege o seu bebê contra resfriados, meningite, bronquiolitos, otite, pneumonia e a diarreia.
  • Outros benefícios do leite materno para os bebês é que seus efeitos não ocorrem apenas durante o período de lactação, mas também a longo prazo e que protege os adultos de alergias, obesidade, colite, asma e alguns tipos de câncer.
  • A amamentação também é muito benéfica para a mãe. As mães que amamentam os seus filhos perdem peso que foram adquiridos com a gravidez de forma mais rápido, pois consome suas reservas de gordura, que é transmitida da mãe para o leite do bebê ao final de cada mamada.
    Além disso, a amamentação protege a mulher contra a anemia, hipertensão e diminui os casos de depressão pós-parto. Estudos já comprovaram que as mulheres que amamentaram seus filhos tiveram um risco menor de sofrer com o câncer de mama, ovário e de osteoporose.