Durante a gravidez cerca de 50% das mulheres podem apresentar náuseas e vômitos. Como os sintomas irão variar em cada mulher, e é independente do que aconteceu em gestações anteriores. Os sintomas costumam piorar quando a gestante está sob stress, fadiga ou ansiedade.

Por que ocorrem as náuseas durante a gravidez?

É durante as primeiras semanas de gravidez, em que o corpo da mulher está produzindo uma grande quantidade do hormônio (gonadotrofina coriônica humana), embora a ralação específica ainda seja desconhecida, essa mudança hormonal muitas vezes permite o aparecimento de náuseas. No entanto, outros hormônios como o estrogênio e a tiroxina, podem também contribuir para o aparecimento das náuseas, neste caso, o desconforto pode ser mantido por até mais de 14 semanas.

Para aliviar a sensação desagradável causado pela náusea existem alguns alimentos que podem ajudar bastante para resolver esse problema, embora não seja garantido para todas as mulheres, já que os sintomas são somem de forma definitiva. De modo geral, para que ele funcione é necessário fazer pequenas refeições e nunca deixar o estômago completamente vazio. Confira a seguir, alguns alimentos que podem reduzir as náuseas durante a gravidez.

Alimentos que diminuem as náuseas durante a gravidez:

  • Biscoitos ou bolachas deve ser a primeira coisa que deve ser feita ao acordar para tentar acalmar o estômago. É durante as primeiras horas do dia que os alimentos líquidos colaboram para aumentar a náusea nas gestantes.
  • Gengibre: Ele é recomendado em todas as suas variedades biscoitos, chás,  cápsulas … É um remédio bastante utilizado na medicina oriental. O gengibre só não é indicado se por acaso você esteja tomando algum anticoagulante.
  • Vitamina B6 pode aliviar bastante as náuseas, mas os especialistas ainda não chegaram a um acordo sobre a quantidade de vitamina B6 que deve ser consumida durante a gravidez. No entanto, uma dieta saudável e equilibrada que inclua alimentos ricos em vitamina B6 pode ser bastante benéfico. Você irá encontrar a vitamina B6 em massas e arroz, carne magra, peixe e frango, nozes e furtas como banana ou no abacate. Lembrando que as nozes pode ser uma das melhores opções, até nos casos de vômito severos, pois ele ajuda aliviar as náuseas que irrita o estômago, além de fornecer energia e nutrientes essências para o corpo da gestante.

Se por acaso você é daquelas mulheres que passam o dia com náuseas e vomitando, não deve se preocupar com a manutenção de uma dieta saudável e equilibrada, mas sim tentar lidar com todos os dias da melhor maneira possível. Comida é importante, mas neste momento, é de maior importância manter-se hidratada e manter a comida no estômago em quantidades suficientes para ter energia diariamente. Durante o segundo e o terceiro trimestre tenha uma dieta balanceada e garante um bom suprimento de nutrientes para o bebê.