O aborto retido ou incompleto geralmente ocorrem sem o aparecimento de sangramento ou de dor, por isso pode ser leve algumas semanas para que possa ser detectado. Geralmente ele acaba sendo descoberto em um exame de rotina. E a melhor forma de diagnosticar o problema é através do exame de ultra-som.

Os sintomas de aborto retido ou incompleto:
Ao contrário dos abortos espontâneos, que geralmente vem acompanhado de cólicas e sangramento, o aborto retido não possui nenhum sintoma característico. Neste caso, o aborto só pode ser confirmado através da ultra-som, que revelará falta de pulsação no feto.

Quando ocorre este tipo de aborto, há maior risco de infecção e coagulopatia grave. Por isso é de extrema importância ficar atendo a qualquer desconforto durante a gravidez, caso perceba algo diferente consulte um ginecologista. Pois apenas um profissional pode verificar se sua gestação segue corretamente.

Posso tentar engravidar novamente após um aborto retido?
É de extrema importância você ouvir o ponto de vista do seu médico. Esperar de 2 a 3 ciclos menstruais para tentar outra gravidez, pois o corpo da mulher precisa de um tempo para regularizar as taxas hormonais e se preparar para uma nova gestação.

Muitas mulheres que sofreram um aborto retido geralmente engravidam normalmente. Neste caso é muito importante manter a calma e seguir todas as orientações médica, pois  ele irá ajudá-la no que for preciso.