Quando a menstruação atrasa muitas mulheres já pensam, “será que estou grávida?“. O melhor a fazer é adquirir um teste de farmácia ou fazer um exame de sangue. Como muitos sinais ocorrem logo no início da gravidez, preparamos uma lista com os 7 sinais que podem indicar uma possível gestação, confira:

Cólicas
Algumas mulheres sentem cólicas como as que prenunciam uma menstruação, mas na verdade as cólicas são um alerta de que o útero está se preparando para as mudanças que acontecerão durante a gravidez.

Corrimento escuro
No início da gravidez muitas mulheres relatam a saída de um corrimento escuro, que é bastante normal nos primeiros dias da gestação. Ele geralmente é um pouco mais claro que o sangue menstrual e com menor intensidade. Esse é um sinal que o seu corpo está se preparando para o desenvolvimento do bebê.

Seios doloridos e corpo inchado
Quando a mulher está grávida o volume do sangue e os líquidos em geral no organismo aumentam. Dessa forma os seios se tornam mais sensíveis a todas as mudanças hormonais que está ocorrendo no seu corpo. Como o sistema circulatório sofre algumas alterações, como o preparo para o crescimento do útero e a compressão dos vasos sanguíneos na região pélvica, acabam prejudicando a circulação do sangue e com isso aumentando o inchaço nas pernas. Por isso, a gestante deve aumentar a ingestão de líquidos para se hidratar e evitar o ganho de peso em excesso.

Escurecimento dos mamilos
A coloração dos mamilos são alterados devido à liberação dos hormônios que agem nas células responsáveis pela coloração, geralmente ela se torna mais escura do que o habitual. Em mulheres de pele morena ou negras pode levar mais tempo para poder perceber a mudança.

Sonolência
Como o metabolismo da gestante se tona mais lento devido aos hormônios que circulam em sue organismo. Ter um tempinho para repousar após as refeições é fundamental. Mas caso o trabalho não permita essa regalia, procure um local calmo e confortável para descansar um pouco.

Vômitos
Muitas mulheres enjoam e vomitam bastante nos primeiros meses de gravidez, esse é um dos sintomas que ocorre com maior frequência e é devido aos hormônios que estão sendo liberados no organismo da mulher. As náuseas se tornam preocupante quando ocorre de forma contínua, sempre após todas  as refeições, nesse caso a gestante deverá ser tratada da hiperêmese gravídica, que atinge em 0,5% das gestantes. A hiperêmese gravídica não leva a óbito, mas quando não tratada pode prejudicar o desenvolvimento do bebê devido à falta de nutrientes. As náuseas são facilmente combatidas com medicamentos via oral ou intramuscular, além de ter uma dieta adequada e tomar suplementos alimentares.

Prisão de ventre
A constipação é um dos principais sintomas da gravidez, como as alterações hormonais na gestante acaba deixando o transito intestinal mais lento. Acaba ocorrendo uma dificuldade funcional dos intestinos. Por isso, a gestante deve ter uma alimentação rica em fibras e beber bastante água para evitar a possível constipação