Quando você estiver grávida, seu corpo irá precisar de mais insulina para manter o nível de açúcar no sangue. Durante esse período, o corpo acaba produzindo mais, sendo que caso não seja suficiente, os níveis de açúcar no sangue pode desenvolver o diabetes gestacional.

Apesar do nível do açúcar voltar ao normal após o parto, o importante evitar algumas situações para que não ocorra complicações a sua saúde e a do bebê. Veja a seguir, seis dicas para prevenir a diabetes gestacional:

  1. Mantenha o seu peso sob controle e possua uma dieta equilibrada (evite alimentos gordurosos, refrigerantes e fast foods) antes da gravidez;
  2. Vá ao médico para uma avaliação global e verifique nos níveis do açúcar no sangue e verifique se você está acima do peso.
  3. Caso você esteja planejando engravidar e está com sobrepeso ou com obesidade, isso irá aumentar as chances de desenvolver a diabetes gestacional. Por isso, é indicado ir ao nutricionista para que ele possa ajudá-lo a recuperar o seu peso ideal e continuar com os planos para ser mãe.
  4. Muitas gestantes acreditam que durante a gravidez deve aumentar ainda mais a sua dieta, mas isso deve ser perguntado ao seu médico, para que ele possa lhe orientar da melhor forma como você deve seguir uma dieta balanceada para o seu peso e que esteja dentro dos limites adequados para o ganho de peso na gestação.
  5. Faça exercícios de moderados. Pratique exercícios como a natação, o pilates ou a caminhada durante a sua gravidez.
  6. Nunca pule uma refeição e não deixe de tomar o seu café da manhã, pois começar o dia com uma alimentação balanceada irá ajudar a controlar melhor os níveis da glicose em seu sangue.