As estrias são bastante temidas entre as mulheres grávidas. Durante essa fase, o corpo sofre alterações que também afeta a pele e as lesões surgem com maior facilidade quando a pele possui pouca elasticidade que acaba provocando as estrias, que tende aparecer com maior facilidade na barriga, quadril e no tórax.

A melhor forma de combater o surgimento das estrias é a prevenção, que quanto mais cedo melhor. Manter a pele bem hidratada durante toda a gravidez é essencial para minimizar o aparecimento das estrias, por isso, não esqueça de aplicar um hidratante duas vezes ao dia.

Cremes de estrias são úteis, pois possuem substâncias que promovem a formação de fibras elásticas, de colágeno e têm outros ativos reparadores.

10 Dias para prevenir as estrias na gravidez:

1. Beba bastante água: Para deixar a pele hidratada o dia inteira é importante beber bastante água. Além disso, a água é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo.

2. Evite exposição ao sol: e caso você tire um dia para ir a praia ou piscina, utilize um bom protetor solar e beba bastante água.

3. Dieta saudável e equilibrada: Alimentos ricos em vitamina A, E, C e magnésio. Ajudam a minimizar o surgimento das estrias no corpo da gestante.

4. Hidratação é fundamental: Hidrate a pele no mínimo duas vezes ao dia, dessa forma você mantém a elasticidade natural e estará preparando a sua pele para resistir à distensão causada pelo aumento do volume do corpo durante a gravidez.

5. Faça exercícios regularmente: Ficar em forma durante a gravidez é muito importante, pois estar bem e ter um bom tônus muscular irão diminuir as chances de que ocorra o surgimento das estrias.

6. Massagei a pele: Realizar massagem nos locais onde a incidência de estrias é maior ajuda a estimular a circulação. Por isso, não deixe de massagear a região do quadril, barriga e coxas e sempre aplicar um creme anti-estrias. Dar alguns beliscões de forma suave ajuda a fortalecer a pele.

7. Não fume: Fumar é totalmente contra indicado durante a gravidez porque prejudica o bebê, mas também a pele. Fumar diminui a produção de colágeno e elastina, portant, favorece o aparecimento de estrias.

8. Use um sutiã que se encaixa no tamanho da mama. Ela irá ajudar a pele a enfrentar o grande volume durante essa mudança no corpo da gestante.

9. Continue usando o creme anti-estrias de dois a três meses após o parto, até que a pele volte ao seu estado natural. As vezes, as estrias aparecem depois do nascimento do bebê.

10. Não utilize tratamento à base de Retinol-A, pois ele não são recomendados para mulheres grávidas ou que estão amamentando.