Durante o período gestacional surgem diversas dúvidas na cabeça das futuras mamães. Algumas delas seriam como posso pintar meu cabelo? Como evitar as estrias durante esse período? São dúvidas muito comuns. Foi pensando em tirar essas dúvidas foi feito esse artigo. Confira a seguir, 10 dicas de beleza durante a gravidez.

  • Relaxamento ou Alisar o cabelo: Esse tipo de tratamento deve ser evitado durante a gestação. Pois, a estrutura do cabelo da gestante muda durante a gravidez e os produtos utilizados com a finalidade de alisar o cabelo possuem componentes em sua formula que podem acarretar em resultados indesejados. Por isso, durante esse período a gestante deve optar por tratamentos que promova a hidratação dos fios, fazer uso do secador de cabelo e investir em penteados.
  • Tingir o cabelo: Durante a gravidez a gestante pode usar a tintura de cabelo, mas com muita cautela. Evite as tinturas durante o primeiro trimestre de gravidez. Para tentar disfarçar o branco, utilize os bastões de retoque temporário e caso você seja loira, opte pelos reflexos dourados, sem tocar o couro cabeludo.
  • Manchas na Pele: Devido ao aumento dos hormônios no corpo da gestante acaba ocorrendo o surgimento de manchas na pele e que são mantidas devido ao sol e o calor. Por isso, a gestante deve evitar ficar exposto ao sol nos horários de pico e sempre aplicar filtro solar.
    As manchas na pele só podem ser tratadas após a gravidez, mesmo durante amamentação, neste caso são utilizado o alfa pell e a luz intensa pulsada. Agora só após o período de amamentação que está liberado o uso de ácidos como o retinoico e o glicólico para remover as manchas na pele.
  • Limpeza de Pele: A limpeza de pele está liberada durante a gravidez. Como é bastante comum o surgimento de manchas durante a gestação é importante tomar as devidas precauções. Fazer uso de filtro solar após a limpeza de pele é fundamental, já que a pele tende a ficar mais fina após o procedimento e aumentando as chances do surgimento de manchas.
  • Hidratar a pele: É fundamental para a pele durante a gestação o uso de bastante filtro solar na região do rosto, para evitar o melasma, e utilizar cremes hidratantes com antioxidades e vitamina C e E. Fazer uso de óleos essências que tenha em sua composição, macadâmia, semente de uva, óleo de argan ou de oliva.
  • Estrias: Para evitar o surgimento de estrias durante a gravidez a melhor dica é manter o peso adequando durante toda a gestação. Evite engordar de forma excessiva e repentina. É importante fazer algum tipo de exercício e manter a pele hidratada, utilize cremes e óleos indicados pelo seu dermatologista.
    Se antes da gestação você já possuía estrias, não se preocupe com elas, pois as fibras que já sofreram a ruptura não são novamente afetadas. Mas elas não deixam de ser um aviso que existe a necessidade de cuidados, pois sua pele já tem tendência a desenvolver novas estrias.
  • Evitando a Celulite: Para que o seu corpo não seja surpreendido com o surgimento das celulites, é importante manter os exercícios físicos e uma dieta equilibrada para não sofrer o ganho excessivo de peso. Consuma alimentos ricos em fibras para manter o bom funcionamento do intestino e beba bastante água, deixando a urina sempre clarinha. Caso seja possível, faça drenagem linfática com um profissional capacitado. Faça uso de bons protudos de são destinados para gestantes. Caso você já possua celulite, é indicado fazer a drenagem linfática duas vezes por semana.
  • Dieta: É importante ser acompanhada por um nutricionista durante a gravidez já que existe a necessidade adicional de proteína para a síntese de tecidos maternal e fetal. Durante a gestação é importante dar atenção ao ácido fólico, cálcio, sódio, magnésio, fósforo, zinco, ferro, cobre, flúor, iodo e as vitaminas B6, A, D, E e K. Por isso é fundamental uma alimentação diversificada e balanceada que inclua cereais, frutas, produtos integrais, verduras, legumes, laticínios e carnes nas porções recomendadas. Todos os nutrientes e vitaminas são importantes para o desenvolvimento fetal e a saúde da gestante.
  • Exercícios físicos: Durante a gravidez é indicado fazer alongamento, yoga para gestante, pilates para gestante, exercícios aeróbicos (como caminhada e natação), musculação e hidroginástica. Lembrando que a intensidade e o tipo de exercício irão variar bastante, pode irá depender do período gestacional, do histórico de atividade física da gestante, as recomendações médicas, da idade da gestante, do tipo da gestação entre outros fatores.