O primeiro mês de gestação é um momento de impacto e incertezas. Afinal, você irá se perguntar inúmeras vezes “Será que estou realmente grávida?”.

Como muitas mulheres não percebem os primeiros sintomas da gravidez, apenas o atraso menstrual será o indício para alertar a mulher quanto à gravidez. A partir desse momento a gestante pode observar outros sinais que pode confirmar a gravidez, alguns deles são o escurecimento dos mamilos, dores de cabeça, enjoo matinal, seios e corpo inchados, corrimento escuro em vez da menstruação, vontade de ir ao banheiro para fazer xixi, alteração do humor, sono constante, vômitos e prisão de ventre.

Como existe certa dificuldade de ter certeza da gravidez logo no primeiro instante, que é quando sua menstruação atrasa, caso ela seja super regular você saberá de imediato que você está grávida. Mas se sua menstruação for totalmente desregulada, será difícil saber se você está ou não grávida. Por isso, só acabará tendo certeza com a chegada do segundo mês de gestação e o positivo do exame beta-HCG.

Desenvolvimento do bebê no primeiro mês de gestação:

Quando ocorre o encontro do óvulo com o espermatozoide, se dar início a gestação. Depois de sete dias após a concepção, o óvulo fecundado irá se implantar na parede do útero, daí começa a ser chamado de embrião. Desse momento em diante ele irá começar a formação da placenta e do cordão umbilical, permitindo dessa forma o seu desenvolvimento dentro do útero.

Ao final do primeiro mês, o bebê começará a formar o tubo neural, olhos e orelhas, coração, aparelho digestivo, os braços e as pernas.

Peso do bebê: Leve como uma pluma
Tamanho do bebê: Média de 4mm

Acompanhe sua gestação mês à mês:

2 Meses de Gestação3 Meses de Gestação4 Meses de Gestação5 meses de gestação6 meses de gestaçãosete meses de gestaçãooito meses de gestação9 meses de gestação